Então, pelo que você tem orado ultimamente? As petições e louvores comuns pedir a Deus que aja em nossas circunstâncias ou agradecer ao Senhor pelo que Ele tem feito? Talvez alguma confissão também falando sobre os nossos pecados diante de Deus e pedindo Seu perdão.

As orações na Bíblia refletem uma ampla diversidade de assuntos. As pessoas vão ao Senhor por muitos motivos não apenas pedir pela entrevista de emprego ou pela prótese de quadril da tia Sandra. Aqui está uma lista de coisas pelas quais orar e que nem sempre pensamos em orar, mas que talvez devêssemos!

Lista de coisas pelas quais orar:

Sabemos que devemos confessar nossos pecados e pedir o perdão de Deus, mas com que frequência pensamos em pedir a Ele que nos proteja da tentação e do pecado em primeiro lugar?

Na oração mais conhecida da Bíblia, Jesus nos instrui a orar: “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” (Mateus 6:13). Esta é uma oração repetida em toda a Bíblia de diferentes maneiras (Salmo 19:13, Lucas 22:40), e provavelmente uma que devemos incorporar em nossas próprias orações.

O escritor do Salmo 119 ama e deseja a Palavra de Deus com uma paixão que poucos de nós podemos reivindicar. “Abre os meus olhos para que veja as maravilhas da tua lei”, clama ele a Deus (Salmo 119:18).

Em vez de simplesmente marcar a leitura da Bíblia como apenas mais uma tarefa, vamos orar para que Deus nos encha de amor por Sua Palavra e nos dê muita sabedoria para compreender o que Ele nos revelou (Tiago 1:5).

Alguns dos pedidos de oração mais comuns que ouvimos são por necessidades de saúde – alguém com gripe; alguém que quebrou um braço. . . Mas com que frequência oramos pelas necessidades espirituais de nossos irmãos e irmãs em Cristo?

Paulo termina sua primeira carta aos tessalonicenses com esta oração: “ E, agora, que o Deus da paz os torne santos em todos os aspectos, e que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam mantidos irrepreensíveis até a volta de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama fará isso acontecer, pois ele é fiel” (1 Tessalonicenses 5:23-24).

Oremos para que Deus continue trabalhando na vida de outros cristãos, atraindo-os para mais perto dele a cada dia.

A maioria de nós conhece pessoas na igreja com as quais nem sempre nos damos bem seja por causa de personalidade, experiência ou divergências teológicas. Mas, a oração final de Jesus antes de Sua morte e ressurreição foi pela unidade na igreja:

“…mas também por todos que crerão em mim por meio da mensagem deles. Minha oração é que todos eles sejam um, como nós somos um, como tu estás em mim, Pai, e eu estou em ti” (João 17:20-21).

Unidade na igreja, que reflete a unidade de Deus Pai e Deus Filho? Não vemos isso com muita frequência! Mas podemos começar a orar por isso!

Alguns de nós vivem em lugares com muitas liberdades, enquanto outros enfrentam mais restrições para seguir uma vida cristã e compartilhar o evangelho. Talvez por esta razão, Paulo exorta Timóteo: “Em primeiro lugar, recomendo que sejam feitas petições, orações, intercessões e ações de graça em favor de todos, em favor dos reis e de todos que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida pacífica e tranquila, caracterizada por devoção e dignidade” (1 Timóteo 2:1-2).

Oremos por nossos líderes nacionais e regionais, para que Deus trabalhe por meio deles para trazer paz e permitir que o evangelho prospere.

Oremos também por nossos irmãos e irmãs que sofrem perseguição. Em todo o mundo, eles são vigiados, enfrentam prisão domiciliar, penas de prisão ou até a morte por sua obediência ao Senhor.

Como nos lembra o autor de Hebreus: Lembrem-se dos que estão na prisão, como se vocês mesmos estivessem presos. Lembrem-se dos que são maltratados, como se sofressem os maus-tratos em seu próprio corpo” (13:3). Que Deus abrevie o tempo de sofrimento e traga paz em meio às provações.

Você sabe o que está na oração final da Bíblia?

Amém! Vem, Senhor Jesus! ” (Apocalipse 22:20).

Embora não gostemos de pensar muito sobre o fim do mundo, esperamos o fim do mal e do sofrimento nesta Terra. Desejamos tanto poder viver plenamente e sem pecado com nosso Deus no novo Céu e nova Terra. Portanto, oremos para que o reino de Cristo venha, de uma vez por todas (Mateus 6:10), e encorajemos uns aos outros com essas palavras enquanto isso (1 Tessalonicenses 4:18).

Que Deus aja por meio dessas orações à medida que as incorporamos em nossas rotinas diárias.

Originalmente publicado no @ymi_today, que faz parte de Ministérios Pão Diário, em inglês. Traduzido e republicado com permissão.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais