Há alguns meses, nossos horários, hábitos e ritmos de vida foram completamente transformados. Demorou um pouco para nos acostumarmos com o “novo normal”, mas fizemos o que tínhamos que fazer e nos estabelecemos em novos ritmos. Agora que muitos de nós estão finalmente se acostumando com as coisas, a transição está de volta em nosso horizonte.

Mais uma vez, será estressante. Esmagador. Isolador. Traumático. É cansativo pensar nisso. Mas aqui estão cinco versículos que podem ajudar enquanto nos preparamos para outro “novo normal”.

Em Efésios 4:2 lemos: “Sejam sempre humildes e amáveis, tolerando pacientemente uns aos outros em amor”. Quando a transição chegar, vamos pedir a Deus que nos fortaleça para sermos pacientes com nós mesmos e com os outros, lembrando que Ele é a fonte de cada uma dessas boas características. Na humildade, vamos admitir que as coisas são difíceis e procurar maneiras de servir e encorajar os outros a facilitar a transição para eles.

Podemos lembrar da gentil graça de Deus quando acordamos tarde ou esquecemos que dia é porque nossa agenda está fora de controle novamente. E seja gentil com as pessoas com quem você se importa no momento em que as emoções extraírem o melhor delas.

 

Miqueias 6:8 diz: “Ó povo, o SENHOR já lhe declarou o que é bom e o que ele requer de você: que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com seu Deus”. Antes e depois do coronavírus, a vontade de Deus para nós não mudou… mesmo para aqueles cujo trabalho foi dramaticamente impactado. Ainda somos chamados a fazer justiça e proteger os vulneráveis — especialmente aqueles vulneráveis ao COVID-19.

Deus ainda quer que sejamos caracterizados por uma presença pacífica e coração misericordioso, especialmente para com aqueles que estão lutando. Ele ainda deseja que caminhemos humildemente com Ele, sendo honestos sobre nossas fraquezas, e fiéis em tudo o que fizermos todos os dias. Nosso objetivo principal antes da pandemia, e depois, ainda é o mesmo — ouvir a voz de Jesus e obedecer quando Ele diz: “Venha, siga-me”.

 

Em Filipenses lemos: “Continuem a praticar tudo que aprenderam e receberam de mim…” (4:9) Paulo se referia ao que é verdadeiro, honrado, justo, puro, agradável, louvável, excelente e digno de louvor (v.8) — coisas que são boas para a mente, coração, corpo e alma.

Todos nós vamos sair da pandemia com algumas coisas boas. Talvez nossa vida esteja menos ocupada do que antes. Ou finalmente entramos em boas rotinas de oração, horários de exercícios, ou lemos alguns livros em nossas listas de desejos. Considere que pelo menos alguns bons hábitos a pandemia ajudou a criar, e pense em como podemos mantê-los!

 

Em 2 Coríntios 7:10 lemos: “Porque a tristeza que é da vontade de Deus conduz ao arrependimento e resulta em salvação. Não é uma tristeza que causa remorso. Mas a tristeza do mundo resulta em morte”. Alguns de nós criaram hábitos negativos durante a pandemia (Exagerado consumo de programas de TV, alguém? Trabalhando até tarde? Viver no celular?). Ou podemos em breve nos encontrar ansiando pelos momentos mais calmos de trabalhar em casa, pensando que deveríamos ter gostado mais deles. Muitos de nós desejamos ter passado mais tempo em oração ou lendo a Bíblia.

É muito importante lidar com o arrependimento — sentar com ele, pensar sobre isso, senti-lo e trazê-lo diante de Deus. Poderíamos tentar listar as coisas ruins que vêm à mente, contar a Deus sobre cada uma delas e depois riscá-las da lista. À medida que processamos nossos arrependimentos sobre o que fizemos ou deixamos de fazer, podemos encontrar o perdão que nos ajuda a seguir em frente.

 

“… o perfeito amor afasta todo medo…” (1 João 4:18), e todos nós somos perfeitamente amados por Deus. Não somos chamados a viver com medo, mas a confiar em Deus. De agora em diante, o mundo pode surtar com qualquer rumor de doença. O distanciamento social pode ser uma palavra permanente em nossos vocabulários, e a vergonha da máscara facial pode ficar por perto (quando alguém é menosprezado por não usar uma máscara). Não há dúvida de que somos chamados a sermos sábios (Efésias 5:15), mas a Bíblia também está cheia de ordens para não termos medo (Isaías 41:10).

Como vamos fazer as duas coisas? Talvez possamos começar escrevendo o que mais tememos com o “novo normal”. Então, peça a Deus para nos ajudar enfrentar as ansiedades com a sabedoria do alto.

Mesmo que nenhum de nós saiba como “voltar ao normal” quando não há normal para voltar, pelo menos temos esses cinco princípios para nos apoiarmos enquanto observamos e esperamos o que está por vir.

Originalmente publicado no YMI que faz parte do Ministérios Pão DIário, em inglês no [https://ymi.today/2020/05/5-verses-to-help-you-navigate-a-new-normal/]. Traduzido e republicado com permissão

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais