Dinheiro. Falando diretamente, precisamos dele para viver. Usamos para conseguir comida, roupas, para garantir um lugar para morar, etc. Até certo ponto, ele influencia quase todas as decisões que tomamos todos os dias. Mas, como os cristãos podem impedir que algo tão sutil se torne doentio ou até mesmo uma idolatrada em nossas vidas (Mateus 6:24)?

Vamos dar uma olhada em cinco precauções para não amar o dinheiro, mas realmente usá-lo como uma ferramenta para servir a Deus!

Você já desejou ter mais dinheiro para poder ter um apartamento maior, roupas mais bonitas ou um carro mais chique?

Em 1 Timóteo 6:6-10, Paulo adverte contra a perigosa tentação de querer ficar rico – de perseguir cada vez mais o que é valioso apenas nesta vida passageira. Ele diz que isso é uma armadilha e nos diz como evitá-la: procure ser piedoso e contente com o que tem.

Aprendamos a nos contentar agradecendo a Deus pelo tempo, dinheiro e talentos que já temos. À medida que buscamos maneiras criativas de usar nossos recursos atuais, aprendemos a lidar com o dinheiro com uma mente focada no Reino, e isso irá evitar que caiamos em um insaciável desejo por mais.

“Quanto dinheiro você faz?”. Até a maneira como falamos sobre dinheiro mostra como estamos ansiosos para reivindicar a posse dele. Mas, as Escrituras nos dizem que tudo o que existe realmente pertence a Deus (Salmo 50:10-12) — incluindo nós e o dinheiro que administramos.

Embora possa ser tentador sentir que ganhamos o dinheiro que temos, lembremos que Deus é Aquele que projetou as faculdades mentais que usamos para crescer, aprender, estudar e trabalhar. Ele é o Criador de todas as coisas, e tudo o que temos vem Dele e é para os Seus propósitos.

Uma vez que ajustamos nossa perspectiva, nos tornamos menos propensos a agarrar o dinheiro com tanta força, crescendo sempre em nossa disposição de usá-lo para os propósitos de Deus e não para os nossos.

O dinheiro não passa a sensação de que está sempre provendo para você? Quer estejamos com fome, entediados, com frio ou curiosos, o dinheiro geralmente nos ajuda a conseguir o que queremos. Mas sabemos com certeza que Deus é realmente nosso sustentador e ajudador, não o dinheiro (Salmo 54:4).

Podemos praticar a confiança em Deus para nos ajudar, voltando-nos primeiro para Ele quando temos necessidades. Da próxima vez que surgir uma necessidade, em vez de corrermos imediatamente para nossas contas bancárias, vamos primeiro perguntar a Deus qual é o Seu plano de provisão.

Podemos nos surpreender ao descobrir que Deus muitas vezes atende às nossas necessidades por meio de amigos, presentes inesperados ou uma oferta espontânea de ajuda. À medida que nos deleitamos com Sua provisão criativa e generosa, nossa confiança mudará cada vez mais para nosso fiel sustentador.

Você já se sentiu chamado a apoiar uma determinada causa, mas deixou isso de lado porque já está ofertando regularmente?

Embora muitos de nós possam destinar uma certa quantia de nossa renda ou riqueza para doações, dízimos e ofertas, às vezes Deus nos chama para doar além disso. Quando nos sentimos levados a dar, vamos gastar tempo em oração e depois obedecer, confiando que Deus cuidará de todas as nossas necessidades (Lucas 12:24).

Existe uma necessidade na igreja ou em outro lugar que tem alarmado seu coração? Ao nos desafiarmos a dar obedientemente, mesmo que seja desconfortável, nos esforçamos para confiar na provisão de Deus e somos lembrados de que somos simplesmente administradores de dinheiro, segurando-o apenas por um curto período de tempo e usando-o da maneira que Deus nos pede.

Você já se pegou fazendo um monte de coisas boas apenas para perceber que não consultou Deus sobre nenhum dos planos que você elaborou? Há muitas maneiras pelas quais podemos administrar fielmente nosso dinheiro para os propósitos de Deus e usá-lo para mostrar nosso amor por Ele. Como podemos saber para que Ele quer que o usemos se não pedirmos?

À medida que crescemos nesta vida e continuamos a tomar decisões financeiras, devemos entregar tudo o que fazemos ao Senhor (Provérbios 16:1-3). Quando o fizermos, Ele estabelecerá fielmente bons planos para nós seguirmos.

À medida que humildemente nos voltamos para Deus, Ele nos guiará com toda a sabedoria e entendimento para viver vidas onde somente Ele é nosso mestre, provedor, sustentador e guia. Ao longo do caminho, começaremos a ver que, embora o dinheiro venha com o risco de levar à ganância e às buscas mundanas vazias, quando entregue a Deus, é na verdade uma ferramenta poderosa para fazer investimentos eternos nesta vida que continuará pagando dividendos para sempre!